Guia de Boas Práticas de Diversidade & Inclusão
EM QUE CONSISTE? Projeto direcionado para apoiar a integração de estudantes recém-chegados dos PALOP, enquanto forma de minorar as dificuldades inicialmente sentidas e com um papel facilitador do seu acolhimento e integração num novo meio social, académico e cultural, com vista à sua progressiva autonomização. O Projeto de Mentorado PALOP (Buddy Mentoring) funciona em grupos de pessoas mentoras que terão que frequentar uma UC de formação específica (Buddy Mentoring), certificadaecomacompanhamentoregular. Posteriormente, é feita uma escolha entre estudantes que já frequentam o Iscte e os novos e novas estudantes PALOP para que se estabeleça uma relação de proximidade, em que os primeiros acompanham os segundos nos seus primeiros tempos no Iscte. Todo este processo é acompanhado por uma equipa, englobando formação, reuniões de acompanhamento e outras iniciativas. DURAÇÃO Mínimo de um ano letivo. O QUE É PRECISO? Equipa de formação; Estudantesmentores; Sala; Conteúdos e dinâmicas para a formação. RESULTADOS Esta medida contribui para a D&I, uma vez que é uma prática facilitadora do processo de integração de estudantes oriundos dos PALOP, que por circunstâncias culturais e de contexto, trazem na maioria das vezes uma série de gaps que é necessário ajudar a ultrapassar. Estes gaps passam por questões académicas, mas também sociais, culturais e de socialização. COMO REPLICAR? Esta prática, tendo como objetivo facilitar a integração de um grupo de estudantes internacionais, pode ser replicada em qualquer organização/empresa que receba pessoas colaboradoras de diferentes países através do apoio de um (ou vários) mentores/tutores nacionais que facilitem a sua integração na empresa, na cidade e que os ajude a conhecer a cultura nacional. Projeto Mentorado Palop (Buddy Mentoring) Iscte-Instituto Universitário de Lisboa Envolvimento interno 174 175
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