Guia de Boas Práticas de Diversidade & Inclusão
EM QUE CONSISTE? “Sessõesdeformaçãoparapessoaldocente e pessoal técnico e administrativo com o objetivo de sensibilizar e capacitar para os desafios apresentados por estudantes com NEEs“. DURAÇÃO Docentes - 2 sessões de 2 horas cada (4horas) e Pessoal Técnico - 2 sessões de 1h30 (3horas). O QUE É PRECISO? Sala com computador e projetor; folhas com exercícios; powerpoint da formação; equipa de formação. RESULTADOS Melhoria no conhecimento acerca das NEEs, assim como melhoria nas práticas inclusivas. Melhor acompanhamento de estudantes com NEEs. COMO REPLICAR? Poderá ser replicada ao nível de outras instituiçõesdeensinosuperiorouadaptada a qualquer organização/associação que tenha ou venha a contratar pessoas com deficiência. Neste último caso, esta pode ser uma boa prática de facilitação da integração da pessoa trabalhadora com deficiência na organização. Será necessário adaptar o powerpoint e exercícios à população-alvo. Formação no âmbito das Necessidades Educativas Especiais (NEE) Iscte-Instituto Universitário de Lisboa Formação e desenvolvimento pessoal 176 177
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzI2NjA=