
Esta formação gratuita e assíncrona visa capacitar profissionais de RH e de empregabilidade para formarem em Diversidade e Inclusão, Enviesamentos Inconscientes, Recrutamento Inclusivo e Itinerário Inclusivo, e foi desenvolvida em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN-Portugal), o Clube Intercultural Europeu e o Likestillinggsenteret KUN – Centre for Equality and Diversity.
Esta formação é mais uma das ferramentas transformadoras desenvolvidas colaborativamente para a promoção da diversidade e inclusão, bem como para a mitigação da discriminação no contexto de trabalho com pessoas profissionais de recursos humanos (RH) de entidades empregadoras e profissionais de inclusão laboral de entidades de economia social.
A formação está disponível para outras pessoas profissionais interessadas, e contempla conteúdos teóricos, atividades para dinamização, e avaliações sumativas de conhecimentos, tendo uma duração máxima estimada de 4h.
O preenchimento do formulário de inscrição, assim como a realização do questionário pré-formação, são requisitos obrigatórios para o acesso à formação.
Os dados de acesso serão facultados posteriormente ao preenchimento deste questionário por email.
Mediante as necessidades expressas, a APPDI e as entidades parceiras do projeto irão também realizar sessões de acompanhamento em grupo para esclarecimento de dúvidas e apoio na implementação de práticas de Diversidade e Inclusão nos contextos laborais para as pessoas participantes que assim o desejem.
Estas sessões têm início previsto janeiro de 2023, via MS Teams. Mais detalhes sobre estas sessões serão enviados às pessoas registadas.
Agradecemos o vosso interesse e atenção, e esperamos poder contar convosco nesta nova formação!

TESTEMUNHOS

Assista já aos diferentes testemunhos de entidades multiplicadoras da Diversidade e Inclusão, abordando tópicos como a integração de pessoas com deficiência, pessoas migrantes e pessoas neuro divergentes nas organizações!
Fique a conhecer mais sobre os benefícios da implementação de políticas e práticas de Diversidade e Inclusão nos locais de trabalho, desmistificando perceções enviesadas existentes.
Recolhemos testemunhos tanto de profissionais de RH e de empregabilidade que facilitaram a integração de pessoas com diferentes características da Diversidade nas suas equipas ou outras organizações, como de quem foi integrado/a nestas equipas, espelhando ambas as perspetivas sobre o processo.
Agradecemos às diferentes organizações participantes que visam multiplicar os seus esforços de Inclusão, nomeadamente à CRESCER, Critical Software, El Corte Inglés e Grupo Inditex (facilitado pela Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência – OED).
Estão disponíveis cinco vídeos no total: um vídeo geral que integra os testemunhos de todas as organizações participantes; e quatro vídeos adicionais, onde cada organização e as suas pessoas participantes são apresentadas individualmente.
QUEM SOMOS?

O Projeto Divers@s e Ativ@s: Promoção da Diversidade e Não Discriminação no Âmbito Profissional é promovido pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN-Portugal), o Clube Intercultural Europeu e o Likestillinggsenteret KUN – Centre for Equality and Diversity
Este Projeto, com duração de 24 meses, surge no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, criado pelo consórcio formado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto, no quadro do Active Citizens Fund.

O QUE FAZEMOS
O Projeto Divers@s e Ativ@s visa desenvolver um conjunto de ferramentas transformadoras e instrumentos para a promoção da diversidade e tolerância, combatendo a discriminação no âmbito do trabalho com profissionais de recursos humanos e profissionais de inclusão laboral.
O projeto irá envolver 100 organizações e 180 profissionais de vários setores de atividade e de diversas regiões de Portugal.
Teaser Promocional – Versão Portuguesa
Promotional Teaser – English Version
ENTIDADES PARTICIPANTES
Pretende-se valorizar a diversidade como uma vantagem competitiva, sensibilizando as entidades para a importância da igualdade de oportunidades. Considera-se igualmente pertinente trabalhar com entidades do setor social, por um lado, por também serem entidades empregadoras, por outro, pelo seu papel fundamental junto de vários grupos vulneráveis.
Conheça as entidades envolvidas na primeira fase do Projeto!

FASES DO PROJETO
FASE 1
Estudo inicial para analisar a perceção da discriminação, estereótipos e preconceitos comuns no ambiente de trabalho e a elaboração de 1 guia para formar profissionais de RH e de Entidades Sociais.
FASE 2
Elaboração e testagem dos 2 guias de formação para profissionais de RH e de entidades sociais.
FASE 3
Formação e implementação dos guias e das ações de formação para empresas e entidades sociais.
FASE 4
Construção colaborativa e divulgação da campanha de sensibilização.
MATERIAIS EM PORTUGUÊS
MATERIAIS EM INGLÊS (ENGLISH VERSION)
CONTACTOS
QUER TORNAR A SUA ORGANIZAÇÃO MAIS DIVERSA E ATIVA?
As entidades e empresas empregadoras poderão participar no projeto e tornar a sua organização mais diversa e ativa com a formação dos/as seus/suas profissionais de RH e inclusão laboral.
Para receber mais informação relativa ao projeto, contacte a equipa do projeto através do formulário de contacto.


Entidade promotora:
Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI)
E-mail: cartadadiversidade@appdi.pt