Grupos de Trabalho temáticos:

  • GT RESPONSABILIDADE SOCIAL: Constituído em 2020 e, inserido no eixo Contribuir para a Sociedade, tem como objetivo trabalhar a Diversidade e a Inclusão (D&I) enquanto pilares da responsabilidade social corporativa. Desde a sua constituição, criou um instrumento para recolha de práticas de responsabilidade social das entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, com vista a desenvolver uma ferramenta que inspire outras organizações a replicarem estas boas práticas, identificando casos de sucesso nas organizações portuguesas.
  • GT EMPREGABILIDADE: Inserido no eixo Integrar em Mercado de Trabalho, este grupo constitui-se num espaço de partilha de informação e construção de processos de recrutamento inclusivos com a presença de instituições privadas, governamentais e do terceiro setor, de forma a promover a integração de diferentes públicos no mercado de trabalho. Desenvolveu o Guia para um Recrutamento Inclusivo onde foram compiladas diferentes metodologias que fomentam a empregabilidade de públicos vulneráveis, o que permite às empresas abraçar uma maior diversidade. As empresas podem contar com o grupo no apoio à implementação de um processo mais inclusivo e para alcançarem públicos diversos.
  • GT CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Enquadrado no Eixo Ser Referência para Diversidade e Inclusão, este grupo que é composto por entidades signatárias do ensino superior e da educação, tem trabalhado na construção de uma biblioteca online através da identificação de estudos e recursos sobre D&I. Pretende ainda avaliar o impacto da Carta Portuguesa para a Diversidade. Tem vindo a organizar tertúlias que promovem a ligação entre a academia e as organizações, refletindo sobre a D&I em contexto de adaptação tecnológica, nomeadamente desafios e oportunidades para o Ensino Superior e promoveu o Ciclo “DIVERS_IDADES: Perspetivas sobre diversidade etária nas organizações”.
  • GT DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: Inserido no Eixo Partilhar Melhores Práticas, este grupo tem como visão contribuir para a disseminação e adoção de boas práticas de D&I por parte das organizações, através da partilha de experiências. Os seus principais objetivos são sistematizar, comunicar, sensibilizar, implementar, monitorizar e apoiar boas práticas organizacionais de D&I.
  • GT OBSERVATÓRIO JURÍDICO: Criado em 2020 e enquadrado no Eixo Acompanhar a Legislação, pretende refletir sobre o impacto da D&I na legislação laboral. Este grupo tem focado o seu trabalho no teletrabalho e na preparação de uma proposta de reforma legislativa sobre este novo desafio que nos trouxe a pandemia de covid-19. Está em articulação com os restantes grupos de trabalho e convida as organizações signatárias a partilharem desafios sobre diversas matérias relacionadas com D&I para aumentar a sua atividade.
  • GT EDUCAÇÃO: Integrado no Eixo Preparar o Futuro, este grupo tem como objetivo informar, sensibilizar e formar crianças e jovens relativamente à temática da D&I através da criação e implementação de iniciativas em contexto educativo.

Grupos de Trabalho transversais:

  • GT COMUNICAÇÃO: Produção de materiais e campanhas de promoção da APPDI e Carta da Diversidade, gestão dos canais de comunicação, produção da newsletter entre outras iniciativas de comunicação.
  • GT EVENTOS: Responsável pela organização dos eventos relacionados com a D&I no âmbito da ação da APPDI.