Skip to main content

Selo da Diversidade 2023

Esta iniciativa, uma parceria com o Alto-Comissariado para as Migrações, I. P.  pretende pelo 4º ano, reconhecer e premiar as organizações que procuram desenvolver e implementar políticas e práticas orientadas para a promoção e valorização da diversidade.

O Selo da Diversidade mantém as 6 categorias:

  1. Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos;
  2. Cultura organizacional;
  3. Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas;
  4. Desenvolvimento profissional e progressão na carreira;
  5. Comunicação da Carta e dos seus princípios;
  6. Condições de trabalho e acessibilidades.

Cada organização pode submeter mais do que uma candidatura, mas apenas uma por categoria e as práticas apresentadas devem estar em vigor na organização.

JÚRI DESTA EDIÇÃO

A apreciação, classificação e decisão das candidaturas sobre a atribuição do Selo da Diversidade é da competência de uma Comissão de Avaliação, composta por cinco especialistas:

selo da diversidade Quarta Edição do Selo da Diversidade juri selo da diversidade 2023 rosa monteiro

Rosa Monteiro é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES). Foi Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade no XXI e XXII Governo Constitucional (2017-2022), com responsabilidade política e supervisão nas áreas da igualdade de género, prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica, direitos LGBTI+, tráfico de seres humanos, combate ao racismo e discriminação racial, integração de pessoas ciganas e migração. Nesse âmbito, criou projetos e plataformas multissetoriais com vista ao envolvimento ativo de entidades pela promoção da diversidade e dos direitos humanos, como a Aliança para a Igualdade nas TIC, o Pacto contra a Violência, o Pacto para a Conciliação, ou o Programa Engenheiras Por Um Dia. Coordenou o Grupo de Trabalho de Educação para a Cidadania, tendo criado a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação (ENIND 2018-30) e o I Plano Nacional contra o Racismo e a Discriminação. É doutorada em Sociologia do Estado, do Direito e da Administração, mestre em Famílias e Sistemas Sociais e licenciada em Sociologia.

Na última década, em termos académicos, centrou a sua análise no campo da igualdade e das políticas públicas e organizacionais de não discriminação, da integração da perspetiva de género e dos organismos oficiais para a igualdade e não discriminação.  Fez a avaliação do II e III Plano Nacional para a Igualdade. Entre 2012 e 2013, integrou a equipa que produziu a avaliação da Integração da Perspetiva de Género nos Fundos Estruturais – QREN e FEDER. Tem várias publicações nacionais e internacionais acerca destes temas.

selo da diversidade Quarta Edição do Selo da Diversidade Tiago Santos APPDI Juri 4 edicao selo da diversidade 150x150

Tiago Santos: Sociólogo, licenciado e mestre pela Universidade Nova de Lisboa, onde foi também docente durante quase uma década. Fundador da Númena – Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Recipiente do Prémio Liberdade Religiosa, das mãos do Presidente Soares, com uma investigação sobre discriminação religiosa. Foi relator-sombra, para Portugal, da Rede Europeia contra o Racismo e assinou vários trabalhos sobre discriminação étnica e racial. Passou pelo Observatório das Migrações do Alto Comissariado para as Migrações e atualmente integra o Instituto Nacional de Estatística. Tem vindo a acumular funções como perito avaliador da Comissão Europeia no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, e do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

selo da diversidade Quarta Edição do Selo da Diversidade juri selo da diversidade 2019 pedro neves

Pedro Neves Professor Associado com Agregação na Nova School of Business and Economics onde coordena atualmente uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talento. Doutorado em Comportamento Organizacional (ISCTE-IUL), publicou nesta área mais de 30 artigos científicos em revistas internacionais bem como diversos livros e capítulos.

selo da diversidade Quarta Edição do Selo da Diversidade juri selo da diversidade 2017 julieta sanches

Julieta Sanches Mãe de uma deficiente mental profunda, uniu-se há 30 anos a um grupo de pais preocupados com a qualidade de vida, a aprendizagem e o futuro de filhos/as diferentes de todas as outras crianças. Fundadora da primeira CERCI, a de Lisboa, para cuidar da educação de crianças com deficiência mental. Foi assim que há 20 anos nasceu a FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) de que é presidente.

selo da diversidade Quarta Edição do Selo da Diversidade juri selo da diversidade 2017 fausto amaro

Fausto Amaro Doutorado e agregado em Sociologia é professor catedrático do ISCSP/Universidade Técnica de Lisboa onde coordena a Unidade de Serviço Social e Política Social. Professor catedrático e Vice-Reitor de Coordenação Académica da Universidade Atlântica. Investigador do CAPPCentro de – Centro de Administração e Políticas Públicas e do CESOB – Centro de Estudos Sociedade, Organizações e Bem-estar.